Flagellum Dei (Portugal) - Victory Of A Tyrant Agression [2005]










Demo, Cassete Limitada a 333 Exemplares!

Flagellum Dei... Aqui está uma Cassete que vale a pena ter para os fãs de Black Metal Nacional! ''Victory Of A Tyrant Agression'' bem que podia ser uma compilação, ou algo em diferente de um lançamento regular... Isto porque das 12 faixas disponíveis, as seis primeiras são as mesmas que foram lançadas em 2002 na Demo ''Victory of Tyranny'', e da sétima à décima segunda, são tudo faixas ao vivo em Barroselas. No sexto ano do evento, ano de 2003.
Logo aqui, nada é novo... No entanto, para pessoal como eu que não gosta de CD-r's com qualidade merdosa, esta Demo compensa (Não só pelas faixas ao vivo), mas pela tiragem que sempre tem um aspecto mais profissional.


Mas passando à música em si, que se divide em duas partes; Parte relativa ao lado ''Tyranny'', consiste nas faixas já editadas anteriormente, com a excepção da última ''Holocaust In Flames (Outro)'' que não está presente. Não posso avaliar ao certo a qualidade, mas ambas me parecem ser idênticas, apesar que este lançamento ouvi directamente pela Cassete e não em MP3. Black Metal sem um grande interesse... É aquele típico som 100% Português que fez as bandas nacionais ganharem fama de 'Nada de Mais...''. É mesmo por aí, não interessa quantas voltas lhe damos. A nível de qualidade está muito bem editado, com uma sonoridade muito boa... Já a nível criativo está básico, repetitivo e quando tentam quebrar a monotonia dos temas, tornam-nos ainda mais aborrecidos! Não são maus, no sentido de ser mesmo baseado em aspectos negativos... Se é que os há, é apenas um... Os irritantes barulhos dos pratos da bateria que não param por um segundo, e chegam a ser extremamente irritantes... Tanto, que até tendem a fazer solos com eles...! Tirando este pormenor técnico, não lhe atribuo mais nenhum defeito a não ser a falta de criatividade. Esta não é um defeito, é uma qualidade, e que nem todos têm, mas com esforço e trabalho conseguiriam. Noto um pouco de preguiça, por exemplo nas vozes... Constantemente as mesmas, sem qualquer esforço de diferenciar neste ou naquele momento... O resto instrumentos acompanham essa teoria, e apenas no tema ''The Old Gates Of Night'' se nota ali uma diferença de calibre sonoro, mas passa rápido... É mesmo por passar rápido, e com imensas semelhanças que a Demo se torna curta. No entanto, vai tendo alguns detalhes que com o tempo e as inúmeras tentativas quase andam ali pela tonalidade certa.
Quanto ao lado ''Aggression'', representa o lado ao vivo da coisa. Com alguns temas presentes nas primeiras faixas, outros de lançamentos anteriores, a presença ao vivo de Flagellum Dei é basicamente a mesma... No entanto, muda a qualidade sonora, que me faz lembrar assim de repente ESTE LANÇAMENTO, também muito famoso pela sua qualidade... Acho que as gravações ao vivo, não são o forte das bandas Portuguesas... Por isso não vou mencionar nada que não tenha já sido mencionado. Incluindo o bom esforço e vontade do projecto, mesmo que para estes efeitos ao vivo, seja complicado ter uma 'boa qualidade'.

Apesar da sonoridade normalíssima, e da menos boa qualidade ao vivo, considero este um bom lançamento! Mesmo que a sonoridade seja do mais simples que há, tem os seus momentos, que também por mais normais que sejam, têm a sua qualidade e esforço. São quase 45 minutos de lembranças e prestações ao vivo, que até ficaram bem neste lançamento. 

0 comentários: